14/04/2014 ( Caderno:
Matérias )
Com avançada tecnologia na área de arquitetura, profissionais da Universidade de Ferrara, na Itália, e do estúdio de conservação e restauro Sarasá estarão nesta segunda-feira (14), às 14h, no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes 100) para fazer uma avaliação técnica da Casa Olivo Gomes.
Os profissionais vão utilizar um scanner 3D, de tecnologia alemã e sistema de leitura italiano, para fazer a leitura e o entendimento exato das dimensões do imóvel. O equipamento também vai ajudar na busca de imperfeições que possam ser corrigidas em um processo de recuperação da casa. O resultado dessa análise ficará pronto em até dois meses.
A casa foi escolhida por ser um significativo projeto modernista no Brasil, inclusive os espelhos dágua e vidros também passarão por análise. Construída no início da década de 50 com projeto arquitetônico de Rino Levi e paisagismo de Burle Max, a casa é um ícone da arquitetura moderna.
Além da Casa Olivo Gomes, serão avaliadas a Fortaleza dos Andradas, no Guarujá, a Ruína de Moinho de Trigo do século XVII, em Santana do Parnaíba, o Museu do Horto Florestal, em Rio Claro, e a fachada de casas na Rua Mauá, em frente a Estação da Luz, na capital paulista.