Panorâmica São José dos Campos FaceBook do POrtal São José Twitter do Portal São José
Home | Cadastre sua Empresa | Acessos | Créditos                               Sábado, 7 de Setembro de 2024
Acesso à página principal
Logotipo Portal São José



Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>
Acesse também: Jacareí
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.



Levitação magnética: A nova fronteira de física que desafia a gravidade

23/07/2024 ( Caderno: Tecnologia )

O conceito de levitação começou a se popularizar após livros, filmes e séries abordarem o tema por meio da representação de poderes mágicos ou avanços tecnológicos que permitem que veículos flutuem — como nos carros do filme O Quinto Elemento (1997) ou no hoverboard De Volta para o Futuro 2 (1989). 

Publicidade

Nos últimos anos, os cientistas têm apresentado resultados que colocam esse conceito em um novo patamar; levitar realmente é possível, mas pela levitação magnética. Também conhecido como maglev (magnetic levitation), a levitação magnética é um tema é muito real. 

 

O objetivo dos pesquisadores da área é utilizar campos magnéticos para propulsionar objetos sem causar nenhum contato entre as superfícies. Ou seja, com essa tecnologia, é possível que trens se movam sobre os trilhos como se estivessem levitando.

A primeira linha comercial de trens Maglev

foi lançada em Xangai, na China, em 2004.

Fonte: Wikimedia Commons

 

O que é levitação magnética?

O melhor exemplo desse efeito é realizar um experimento com dois ímãs de pólos iguais: ao aproximá-los, eles serão repelidos pela força magnética. A levitação magnética aproveita justamente essa reação para levitar um objeto e propulsioná-lo em um sistema flutuante. Literalmente, sem nenhum contato físico entre os ímãs.

Um clássico exemplo dessa tecnologia são os trens Maglev utilizados na China. Devido à falta de contato entre as superfícies, esses veículos são capazes de atingir altas velocidades. Por enquanto, a maioria das aplicações dessa tecnologia está focada na área de transportes, mas os pesquisadores apontam que a levitação ainda será amplamente utilizada nas áreas espacial, médica e muitas outras.

Na Europa, a empresa italiana IronLev testou o primeiro trem Maglev em uma ferrovia em Veneza, na Itália. O veículo percorreu dois quilômetros e atingiu a velocidade de 70 km/h. Apesar da velocidade relativamente baixa, a companhia considerou o experimento um sucesso, pois os testes podem abrir as portas para a utilização da levitação magnética no país.

 

Possíveis aplicações da levitação magnética

Além dos trens Maglev, a levitação magnética já está sendo utilizada em diversas indústrias para reduzir atritos em máquinas industriais. Esse efeito também é amplamente estudado pela área científica. 

A imagem apresenta o resultado de um teste

de levitação magnética, onde o objeto permanece flutuando sem consumir energia.

Fonte: Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa (OIST)

 

Recentemente, um time de cientistas do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa (OIST), no Japão, publicou um estudo sobre um sistema que pode levitar um objeto sem consumir nenhum tipo de energia.

“Se for suficientemente resfriada, nossa plataforma levitante poderá superar até mesmo os gravímetros atômicos mais sensíveis desenvolvidos até o momento. Alcançar esse nível de precisão requer uma engenharia rigorosa para isolar a plataforma de perturbações externas, como vibrações, campos magnéticos e ruído elétrico. Nosso trabalho contínuo se concentra em refinar esses sistemas para desbloquear todo o potencial desta tecnologia”, disse o professor do OIST e coautor do artigo, Jason Twamley.

 

Conforme os pesquisadores explicam, o estudo do tema pode resultar no desenvolvimento de sensores ultraprecisos e em outras tecnologias da área. De qualquer forma, eles devem continuar realizando mais testes a fim de utilizar a tecnologia em diversas aplicações — talvez mais futuristas do que podemos imaginar.


Fonte: Fonte: Tecmundo. Por Lucas Vinicius Santos via nexperts


  + Tecnologia



CONTATOS DO PORTAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: agencia@saojosedoscampos.com.br
Editorial/Pautas: imprensa@saojosedoscampos.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419



+ Espaço do Cidadão
Imagem Prefeitura de São José dos Campos conclui a 3ª Avaliação de Densidade Larvária de 2022
+ Espaço do Consumidor
Imagem Procon São José dos Campos orienta consumidor para compra de imóvel na planta
+ História
Imagem Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos com 6 milhões de veículos produzidos
+ Matérias
Imagem Mostra de Paisagismo da Expoflora 2024, reforça a importância das conexões, seja entre as pessoas ou com a natureza
+ Meio Ambiente
Imagem Gigantismo de herbívoros foi fator-chave para a extinção de predadores há 15 milhões de anos
+ Museu do Comércio e Indústria
Imagem Sanatório Ruy Doria
+ Poesia da Arte
Dia da Poesia - Tempo e Infinitude. Por Sonia Furquim

 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados
Fale com a gente!