A Mística Beleza dos Canions Coloridos
Por Márcia Pavarini - Textos e fotos

Hoje, foi um dia gratificante. Visitei uma das mais belas atrações que compunham a minha lista de desejos. Trata-se da Reserva Nacional de ANTELOPE CANION, no Arizona, o desfiladeiro mais fotografado do sudoeste americano. Por que ele é especial? Continue lendo, e descubra o porquê.

No Arizona, Estados Unidos, não faltam lugares pitorescos, mas um dos destinos mais deslumbrantes, que pertence à lista de desejos da maioria dos viajantes, é PAGE, cidade base para a visita ao icônico ANTELOPE CANION.

A cidade de PAGE faz parte da NAÇÃO NAVAJO, cuja herança indígena americana, dos índios Navajos, compõe a sua história e continua arraigada na rotina local.
O Antelope Canyon é formado por dois desfiladeiros exclusivos: o chamado UPPER (de cima), onde a visita é ao nível do solo, e o LOWER (o de baixo), feita abaixo do nível do solo.
Ambos foram formados naturalmente pela erosão hídrica ao longo de milhões de anos.

As forças naturais do vento e das águas passaram os últimos 50 milhões de anos erodindo, cortando e descamando a superfície do planalto. Em razão dessas forças da natureza, aconteceu o milagre: o simples desgaste das camadas da rocha macia de arenito foi revelando, lentamente, esse prodígio natural.

Quando a luz do sol banha os paredões do desfiladeiro, esculpidos pela ação do tempo, a magia acontece. O feixe de luz e as diversas matizes provocam uma incandescente coloração nos paredões, formando um turbilhão de cores.

Os contornos ondulados dos paredões, em tons de vermelho, púrpura, marrom, laranja, amarelo, dourado, terra cota e roxo, desenham uma das mais espetaculares formações do universo dos Cânions na Terra.
Não há visitante que não se emocione ou não se hipnotize com tamanha grandiosidade e encantamento. Poucas formações geológicas são tão pitorescas e inspiradoras quanto o Antelope Cânion.

VISITA AO LOWER ANTELOPE CANION
Todos os passeios ou tours ficam sob a supervisão e administração de integrantes da tribo Navajo. O carro fica estacionado na sede da reserva, e dali, seguimos a pé até a entrada do LOWER ANTELOPE CANYON. Em razão da Covid-19, é obrigatório o uso da máscara durante todo o passeio.


São inúmeras escadarias, terra abaixo, até chegar no leito do cânion, onde a visita começa. As estreitas passagens, entre os paredões ondulados e de cores vibrantes, são de uma indescritível beleza. O jogo de luzes, sombras, cores, reentrâncias e saliências dá ao local a atmosfera de uma arrebatadora maravilha surreal.


A emoção diante de tamanho deslumbramento, me arrancou lágrimas.

VISITA AO UPPER ANTELOPE CANION
São mais ou menos uns 6 quilômetros da sede até o Upper Antelope, feitos em jipes 4x4 abertos, que ficam estacionados na entrada do cânion. Cada grupo é composto de, no máximo, 7 pessoas, para não haver aglomeração durante a visitação pelos corredores.


O vão da entrada é gigantesco, levando a uma câmara com mais ou menos 36 metros de altura. Dali, inicia-se a caminhada de uns 3 quilômetros dentro do desfiladeiro, entre paredões naturalmente coloridos.

Os feixes de luz criam contornos e sombras, formando inúmeras figuras, entre outras, o “urso sentado”, o “Antílope”, o “pôr do sol” e a “Phoenix”.

Este Cânion é um dos locais mais fotogênicos da Terra. Algumas fotos dali foram vendidas por milhões de dólares. A melhor hora para fotografar é entre 10:30 e 13 horas, momento em que o sol se alinha com a fenda do cânion.


COMO CHEGAR EM PAGE
PAGE, no Arizona, é parada obrigatória para quem deseja explorar os grandes Parques Nacionais Americanos e as belezas do Sudoeste dos Estados Unidos.


A cidade é base para conhecer lugares imperdíveis e de grande beleza, como o ANTELOPE CANYON, o LAKE POWELL, HORSESHOE BEND, O GRAND CANYON, BRYCE CANYON, VERMILLION CLIFFS, e outras atrações de tirar o fôlego.


O QUE FAZER EM 3 DIAS EM PAGE
1- Visitar e fotografar o Antelope Canyon (o LOWER e o UPPER), o lugar mais surreal e fotogênico que já visitei na vida.
2- Visitar o HORSESHOE BEND, que fica a uns 20 quilômetros de Page – um espetáculo que a natureza criou, onde o Rio Colorado contorna uma gigantesca rocha em forma de ferradura, daí o nome “HORSESHOE BEND”. A vista mais impressionante dessa atração é a partir de um vertiginoso mirante, que fica a 300 metros de altura sobre o Rio Colorado. O acesso ao mirante se faz por uma caminhada de uns 3 quilômetros a partir da estrada US 89. O acesso também pode ser por barco, mas a vista não é tão espetacular.
3- Fazer passeios de barco e “curtir” o visual do Lake Powell, que banha a cidade de Page. Ele é o segundo maior reservatório de água nos Estados Unidos, atrás apenas do Lake Mead.
4- Comprar ou admirar as belíssimas joias e bijuterias dos índios Navajos, elaboradas em prata e turquesa. A melhor opção para chegar a Page é voar até Las Vegas e, de lá, seguir de carro, ônibus ou com um tour. Page fica a umas 4,5 horas de carro de Las Vegas.


ONDE SE HOSPEDAR EM PAGE, no Arizona
Page é uma cidade com ótima infraestrutura turística e oferece hospedagem para todos os bolsos e estilos de visitantes. Para encontrar ofertas de hospedagem, uma ótima opção é usar a busca pelo Booking.com.

COMPANHIA DE TURISMO QUE FAZ OS PASSEIOS
Antelope Slot Canyon – Recomendado pelo TripAdvisor antelopeslotcanyon.com +1 928-645-5594
Os passeios são muito concorridos, a dica é marcar com bastante antecedência.

Quando algo de bom acontece, viaje para celebrar
Quando algo de ruim acontece, viaje para esquecer
Quando nada acontece, viaje para acontecer